BARREIRA HORÁRIA | TEMPO CORTE

A barreira horária, na Extremo Sul Ultramarathon – A maior praia do mundo, é o horário calculado pela organização como limite para sair da base de controle. Após essa hora não serão permitidas saídas dos locais estipulados com tempo de corte.

Esses tempos de corte são calculados considerando diversos fatores: distância até final, quilómetros acumulados, horas em prova, fadiga e passo médio necessário para terminar a prova.

Estas limitações, muitas vezes mal recebidas e incompreendidas, são no entanto necessárias. Em alguns casos as barreiras horárias antecipam o que é inevitável: a possibilidade de terminar dentro do tempo estipulado e trazem outra fluidez à prova.

Algumas considerações:

a)  É barreira horária a hora anunciada pela organização para sair das bases de apoio. Uma chegada antes dessa barreira horária não lhe permite ficar mais tempo que o anunciado.

b) A prova é de etapa única, com tempo limite de execução de 54 horas. Um “pace” médio de 14,5min/km ou 4,13km/hora.

c) As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc). Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem chegar e sair da Base de Apoio antes do seu encerramento, caso contrário, serão impe­didos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

d) Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias antes e durante o evento.

e) Em caso de previsão de “viração” (termo local para anunciar que o tempo será de muita chuva e vento), “vento sul” (que provoca a subida da maré), sendo a previsão justificável para suspensão temporária da prova, a organização neutralizará durante o tempo que for preciso a prova, devendo os participantes permanecerem nas Bases de Apoio até determinação em contrário.

f) Em caso de neutralização as largadas das bases de apoio serão dadas todas ao mesmo tempo e sem qualquer bonificação aos participantes pela ordem de chegada.

g) Após a neutralização de prova, caso se constate que não estão reunidas todas as condições de segurança, a prova será cancelada para os que foram barrados. Neste caso não há direito a qualquer premiação, classificação ou devolução de valor pago a título de inscrição ou qualquer outro tipo de ressarcimento advindos desta decisão.

h) O atleta que estiver numa Base de Apoio durante a suspensão da prova, não poderá partir.

TEMPO MÁXIMO

54 horas de tempo máximo para conclusão da prova é considerado, por nós organização, um tempo suficiente. Mais do que isso, excetuando condições excecionais não se justifica alargar o tempo de fecho.

Para concluir essa distância, sem qualquer paragem, o passo médio pedido é de 14, 52min/km ou 4,13km/hr.

Quadro Informativo de Bases de Apoio/Barreiras Horárias

EM BREVE